balão
sm (fr ballon)
1 Invólucro esférico de papel, de pano impermeável ou caucho, que, cheio de ar quente ou de um gás mais leve que o ar, se eleva na atmosfera; aeróstato.
2 Invólucro, feito geralmente de papel de seda e em variados formatos, o qual, enchendo-se da fumaça de uma mecha e aquecendo o ar interno, se faz subir aos ares em certas festas populares.
3Aumentativo de bala.
4 Quím Globo de vidro com um ou mais gargalos, usado em diversas experiências e manipulações; matraz.
5 Montão cônico, formado por camadas de lenha ou madeira entremeadas de terra, com um buraco no vértice, por onde se lança o fogo, a fim de fabricar carvão.
6 Balela, boato falso.
7 Embarcação oriental.
8 Esp Certo golpe, no judô, em que o aplicador, caindo sobre o dorso, aplica um pé no côncavo do corpo do parceiro, atirando-o por cima da cabeça.
9 Futebol Bola de futebol.
10 Tráfego Ponto de retorno de veículos.
11 Comun Nas histórias em quadrinhos, desenho ligeiramente retangular, circular, oval, etc. cujo interior contém diálogos ou traduz idéias, pensamentos, ruídos. B. de barragem, Aeron: balão colocado a grande altura, preso a um cabo de aço, e destinado a impedir ou, pelo menos, dificultar os ataques aéreos do inimigo. B. cativo, Aeron: balão para fins de observação, preso ao solo por um cabo e uma âncora
B. dirigível, Aeron: balão com mecanismo de direção de vôo, acionado por um piloto
B.-de-ensaio, Quím: a) recipiente esférico de vidro, empregado em laboratórios químicos; b) notícia que se lança para sondar a opinião pública pela reação que ela suscite
B. livre, Aeron: balão cuja direção de vôo é determinada pelo vento e cuja ascensão e descida são controladas, respectivamente, pelo lastro e pela diminuição do gás que serviu para elevá-lo
B. piloto, Meteor: pequeno balão que se faz subir na atmosfera, para indicar a direção e a velocidade do vento
B.-sonda, Meteor: balão que se faz subir na atmosfera, com instrumentos destinados a captar e registrar as condições do tempo.